VOCÊ CONHECE OS ANIMAIS DO LIVRO SONHOS DE FRANCISCO?
HÁ ANIMAIS QUE HABITAM O BIOMA DA MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA, NO ESTADO DE SÃO PAULO. ESTES SÃO PERSONAGENS DA HISTÓRIA SONHOS DE FRANCISCO E ALGUNS ESTÃO EM EXTINÇÃO. VAMOS CONHECÊ-LOS PARA PRESERVAR NOSSA NATUREZA!
ANIMAIS DOMÉSTICOS
CACHORRO CARAMELO
PERSONAGEM DO LIVRO TIÃO
ANIMAIS DA FAZENDA
A Região do Vale do Paraíba tem 84,4% de exploração agropecuária, tem a produção animal de aves, bovinos, suínos, caprinos, ovinos, abelhas e peixes (Dados da secretária da agricultura do Estado de São Paulo).
CAVALO
PERSONAGEM DO LIVRO GALOPE
GALINHA
PERSONAGEM DO LIVRO BOTADEIRA
VACA
PERSONAGEM DO LIVRO MIMOSA
PORCO
PERSONAGEM DO LIVRO LEITÃO
ANIMAIS SILVESTRES DO VALE DO PARAÍBA NA MATA ATLÂNTICA
Mata Atlântica: Vegetação
primária na Região do Vale do Paraíba, e abriga grandes diversidades da flora e
da fauna. É uma grande influente na temperatura da região. Hoje fica numa área
de controle ambiental,
principalmente na Serra da Mantiqueira e litoral Norte.
CORUJA(Athene cunicularia)
No Brasil tem 22 espécies de corujas. Sua rotina é noturna e seus olhos amarelos são capazes de ver pequenos animais mesmo na escuridão. No Vale temos a coruja com nome de coruja-buraqueira, coruja-mineira, coruja-do-buraco que costuma viver em buracos.
TUCANO (Andigena laminirostris)
Ave comum nas florestas tropicais, inclusive na região do Vale do Paraíba. Animal que vive em lugares arborizados. São responsáveis por espalhar semente nas florestas.
MURIQUI (Brachyteles arachnoides)
Macaco que vive em florestas, se alimentam de frutas e folhas. Na região de São José dos Campos e São Francisco Xavier habita a espécie Muriqui-do-sul. Um adulto pode chegar a pesar 15 kg e 2 metros de comprimento. Espécie em extinção.
TATU CANASTRA (Dasypus novemcinticus)
Animal robusto, com corpo maciço e flexível. Tem unhas grandes podendo medir 15 cm. Com hábitos noturnos se alimenta de formigas, insetos, cupins e vegetais. É uma espécie proibida de caçar e está em extinção.
MARITACA(Pionus)
Ave pequena da família do papagaio e do periquito. Tem tamanho médio 32 cm, habita florestas úmidas e árvores altas. Dormem em grupos e em vários lugares. Comum no estado de São Paulo.
GARÇA BRANCA (Egretta thula)
Ave que vive perto de rios e mares, e se alimenta de peixes, insetos e pequenos répteis. Em período de reprodução, elas se juntam nas beiras de represas, lagos e rios de São Paulo.
PEIXE CASCUDO (HYPOSTOMUS)
É uma espécie popular na bacia do Rio Paraíba do Sul, onde vive em rios e córregos, alimentando-se de algas e detritos no fundo do rio. Tem barriga achatada e barbatanas expansivas.
TAMANDUÁ BANDEIRA (Myrmecophaga tridactyla)
Animal com hábito terrestre noturno e diurno. Alimenta-se de formigas e cupins. É considerado papa-formiga. O mais conhecido é o Tamanduá Bandeira. Pode-se chegar a 2,1 metros de comprimento. Espécie em extinção.
PREGUIÇA DE COLEIRA (Bradypus variegatus)
Espécie em extinção. A preguiça-de-coleira só é encontrada no nosso país. Seu metabolismo lento o torna um animal lento, alimenta-se frutos das árvores. Espécie em extinção.
ONÇA JAGUATIRICA (Leopardus pardalis)
Felina com hábitos noturnos. Alimenta-se de animais pequenos como aves, répteis, roedores e peixes. Vive em florestas e são solitárias. A onça jaguatirica é a mais conhecida na Região do Vale do Paraíba. Pode chegar a 1,35 m. Espécie em extinção.
Muito lindo ver os nossos bichos, muito deles são domésticos, mas para crianças da cidade grande são desconhecidos.
ResponderExcluirsim Marcia, verdade né. Uma maneira de aprender.
Excluir