segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Terceira pérola franciscana



3ª pérola franciscana

“Deus é capaz de realizar aquilo que ele prometeu a você!” Neil Vélez

Caro Educador, enfrenta a provação, pois é na dificuldade e no sofrimento, que somos fortalecidos em nossa fé. Vale a resistência do educador em permanecer firme e equilibrado. Em vós a força movedora de transformação do seu meio, pois Deus está contigo.
Deus não traz tentação, mas ela acontece para provar nosso caráter. Só enfrentamos a provação quando temos confiança e esperança no Deus forte. Como Jó: sua fortaleza de “integridade” é testada, mas recompensada em dobro de tudo o que tinha. Muitas vezes, vivemos em sonhos, acreditamos que a vida é um conto de fada, que sempre tudo tem final feliz, mas na realidade a vida nos põe no chão, e nos lança muitas vezes para o contrário: para depressão, para remédios, ficando com enfermidades. São Francisco de Assis nos ensina: que sofrer é doar-se, dar a vida por alguém. A cruz deve ser abraçada com amor. Mas como é ter fé para fazer com amor as obras, se estou sem a esperança?
A maior virtude cristã é a esperança, é crer que tudo mudará, é ir de encontro ao futuro na certeza que existe algo de bom. Caminhar para o desconhecido, pois tudo será diferente. Existe um lugar que terá justiça, um banquete eterno, tudo será melhor.

“Deus é capaz de realizar aquilo que ele prometeu a você!”


Francisco acreditou tudo poderia ser diferente. Ele defendeu a vida dos irmãos e lutou contra a maldade humana:“da maldade do homem e da oposição das más línguas”(pg 304). Diante deste fato, não desanimou e não lamentou. Sua visão era o céu, tudo era para Deus, seu olhar se volta os tempos futuros, assim praticou virtudes de pureza e de fé. Sempre pensou em não receber recompensa perante os humanos, mas fez por amor a Deus, e vivendo do louvou a Ele. O educador franciscano tem o olhar no céu, e o desejo na terra, na recompensa que vem de um Deus que pratica justiça. O educador deve servir aos homens, aos adolescentes, aos pais, às crianças não por ser recompensados por eles, mas por recompensa do céu, é um mover espiritual que age no material.
Esta segurança vem da força da esperança. Esperança franciscana que gera alegria, confiança na providência do dia de amanhã, alegria na morte, certeza do encontro com o senhor. Sua glória é em Deus (pg 988). Francisco procura pela salvação dos frades, e o Educador franciscano terá força em Deus pela salvação dos seus jovens e dos seus alunos, tudo na integridade e na experiência de vida e de fé.
O sentido da luta pela educação tem agora novo sentido: a purificação para o céu. Mesmo o sofrimento do cotidiano tem outro sentido: “tua doença é uma garantia de meu Reino e, pelos merecimentos da paciência, podes esperar com esperança e certeza que herdarás o Reino dos céus” (pg 438. tomas celano vida II.
Enfim, a terceira virtude franciscana é a esperança, não o que é oferecido pela sociedade moderna, um mundo resolvido para o “dinheiro”, os bens materiais. Pois tudo isso um dia acabará. A esperança em Deus é salvação da alma, ser de Deus e ganhar o céu. Somos peregrinos no mundo. E isto brotará uma alegria que ninguém poderá correr. O educador está a serviço do Senhor da vida e não a serviço de si mesmo.
Em tudo traga a verdade divina, deixe-se iluminar pela esperança, que existe com a justiça, pois Deus é capaz de realizar tudo o que você sonha, tenha a certeza que tudo vai mudar. Perseverança e paciência neste ramo educacional difícil até sem saída. Confie, pois Deus é capaz de recompensar tudo o que ele prometeu a você!

Caro educador você sabe onde está indo e aonde quer chegar?

Marcelo Fernandes, Pastoral CFNA 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário