segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Segunda pérola franciscana



Segunda pérola franciscana: a fé

"Peça constantemente a Jesus para ter humildade, confiança e fé." (Padre Pio)


Na primeira reflexão das pérolas franciscanas tivemos o conhecimento da “caridade” em São Francisco, um dos grandes pilares da vida do santo. Agora vamos lançar o olhar sobre outro pilar: a sua fé em Deus, na qual gerou confiança e entrega a Deus de sua vida. Sua visão era: olhar aqui na terra e olhar voltado para o céu. Diante da correria diária neste mundo atual, contra o tempo e as atividades em vários lugares, convido você “educador franciscano” a vivenciar em seu cotidiano a FÉ.
         São Francisco buscou em todo momento acreditar em Deus, tinha uma fé inabalável. Para ele existe um grande valor: a humilde presença de Deus, deixada nas mãos dos homens (cf. CtOrd 27-28; CtCler 8). Sua fé é o exemplo de vida pessoal, vida do evangelho, na qual Jesus se tornou presente, “o Verbo se fez carne” (Jo 1,14), isto passa ser para o santo sua regra de vida. O Evangelho passou a ser não mais um texto monótono e repetitivo, e, sim, "Espírito e Vida" (1CtFi, II, 32). O encontro com a Cruz de São Damião o trouxe a certeza de que Deus conduzia tudo e se encarna no sofrimento do mundo. Sua fé em Jesus o fez muitas pessoas seguirem seu modo de vida. Sua fé radical em viver a pobreza, estar sobre a obediência de Cristo levou a curar pessoas e levar a Paz no coração delas. Sua afeição e seu rosto transmitiam a Paz, que o tornava um homem de fé e de bem. Sua fé era a sua espiritualidade, sua confiança em Deus, na divina providência, levando a escapar de vários perigos. Como exemplo, temos o encontro com o lobo, que a fez acalmar e transformar em um ser amável[1].
         O educador franciscano é convidado a encontrar esta paz em seu trabalho, ela vem de Deus e buscá-la é ter em seu coração a segurança da vida. Não se deve viver na educação com espírito de lamentação, negativismo, reclamar de tudo, pois o educador acaba construindo em seu ambiente educativo a insegurança, vai dando margens aos educandos perceberam que o professor está descontente e a aula vai ficando chata. Fé e confiança em Deus geram paz e certeza nas ocasiões, fé é a certeza daquilo que não se vê. Reclamar: “Ai muito trabalho, nossa não tenho tempo, etc...” é ir contra a proposta da espiritualidade franciscana, mas a santa alegria no louvor em cada atividade preparada gera ao coração do educando a certeza e gosto pela atividade. E quem sempre reclama, traz a si o demônio do desanimo e fracasso. Contra isso temos o espírito de fé na força de Deus, o Espírito de Cristo. O semblante do professor envolve o aluno, que encontra segurança nele. O confronto sempre pode abalar, mas sua Paz acaba com a confusão, a amizade necessária trará uma educação forte. Temos que ter atitude de Francisco, exorcizar com o louvor: “Bem-aventurados os que as sustentam em paz, Que por ti, Altíssimo, serão coroados”.
        
"Peça constantemente a Jesus para ter humildade, confiança e fé."

São Francisco acreditou em Deus, tinha fé, sabia distinguir a presença de Cristo nos seus irmãos, nos sacerdotes, ele disse: "Nem quero olhar para o pecado deles, porque neles reconheço o Filho de Deus, e eles são os meus senhores" (Test 3,9). No mundo secular hoje, em que conceituamos nossa religiosidade, vivendo de livros auto-ajuda, não encontramos a fé necessária para a vida. Vivemos de situações supersticiosas. O educador franciscano é convidado a trabalhar num colégio chamado a Vida, a Vida de fé, em crer na presença de um SER não só sagrado, mas vivente e atuante na história. Somos educadores que correspondem às crianças como modelos de fé, com certeza de uma vida feliz e de bem! São Padre Pio e Santa Clara irradiava a presença de Deus, seus frutos são a fé na presença e no amor de Deus. Como Francisco o amor a Deus levou a certeza da fé, e isso é critério de verdade, verdade educativa que todo professor tem que ter, cultivado pela oração ao Deus da paz, e no seu ensinamento doe evangelho da Paz, pelo testemunho de vida pessoal. Força e coragem! Siga em frente, e Deus estará contigo!

Pergunta: Você tem fé? E como você aplica isso?


[1] Cf. Escritos e biografia de São Francisco de Assis. Ed. Vozes, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário