segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Primeira pérola franciscana



Uma Pérola Franciscana

 

"Experimente fazer tudo com amor, com muito amor, com todo amor." Padre Pio

Caro educador franciscano,        

Quero deixar uma palavra que possa aumentar seu potencial franciscano na educação das crianças e dos jovens. Apresento-lhe uma preciosa pérola franciscana que é a caridade, ou melhor, o amor franciscano, cuja fonte deste amor é Deus.
Não importa sua crença, mas hoje o importante para o educador é ter olhos espirituais para ver além da realidade, e perceber em seus educandos uma vida que precisa de atenção especial. Somos cobrados pelos conteúdos, pelas propostas e regras educativas em ser educador e formar as pessoas para serem bons adultos. Mas nos esquecemos de que todo adulto vive de uma alma feliz e amada.
O professor franciscano tem uma visão diferente do professor comum, ele tem olhos na caridade ensinada por São Francisco de Assis. Em seu manuscrito o santo disse: “Se falarem as línguas dos homens e dos anjos, mas não derem exemplos de caridade, para mim valem pouco, e para si mesmos não valem nada. Mas, onde o que repreende não é temido e o capricho substituiu a razão, será que os selos da autoridade vão ser suficientes para salvar? Mas devemos fazer o que mandam, para que a água chegue ao canteiro por um canal vazio. Vamos colher por enquanto a rosa no meio dos espinhos, para que o maior sirva ao menor[1]”.
         A caridade pode transformar a visão do educando; se você consegue ver o aluno com a visão positiva, você conseguirá construir um bom edifício. Dizia Bom Bosco que todo educando tem uma corda dentro do coração a qual pode tocar para o bem, só basta o educador descobrir e tocá-la; assim, pois, encontrará um bom som. Dentro das crianças existem almas que gostam do bem, e só o amor, a bondade, o carinho, vai conquistar a face bela do educando. Não veja a violência que ele o trata, não veja a visão má de sua postura, mas descubra o tesouro que está em si. Veja, Deus é a fonte de amor, e Ele ensina que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Como exemplo, temos a passagem de Tobias, que foi conduzido pelo anjo a amar Sara, porém esta era vista pelas pessoas como uma endemoniada, que matava os seus maridos. Mas Deus não viu assim, viu seu coração: uma mulher religiosa, prudente, corajosa, de grande formosura, bela e de uma família de bem (Tb 6,12).

“Experimente fazer tudo com amor, com muito amor, com todo amor”.

Vamos aprender a ter carinho com nossos educandos, a descobrir o lado bom dos alunos e fazer deles grandes homens de bem neste mundo cheio de violência. Creia e aplique a caridade franciscana que ensina: “É dando que se recebe...” É tratando com amor que você colherá amor. Portanto, nunca diga que ele não tem mais jeito. Diga sempre: eu vou conseguir com o Amor acabar com a violência dele, pois toda criança ao manifestar violência clama por um carinho e deseja ser amada com dignidade. Quem não quer uma dose de amor para ser feliz?
Que a luz divina o ilumine em seu trabalho e que você colha bons frutos, linda rosas em um jardim de espinhos.

Pergunta: Você costuma fazer todas as suas atividades com amor? Como posso melhorar?


[1] Cf. Escritos e biografia de São Francisco de Assis, pg. 410. Ed. Vozes, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário